Bombeiros Voluntários da Ajuda

thumb_up 4352 gostos
rate_review 41 Comentários
favorite 985 favoritos
Rua Sá Nogueira
1300-664 Lisbon, Portugal
phone
Clique para mostrar o telefone
Pedido de informação

Bombeiros Voluntários da Ajuda Informações sobre a empresa

Informações gerais

Os Bombeiros Voluntários da Ajuda foram fundados em 10 de Abril de 1880, no Largo da Ajuda, pequeno edifício de quatro janelas, junto à estação dos Bombeiros Municipais do Concelho de Belém. O seu nascimento resultou da iniciativa de uma comissão de moradores, que tiveram conhecimento da existência de uma bomba “Flaud”, numa arrecadação do Palácio da Ajuda, a qual tinha sido oferecida por D. Pedro I (Imperador do Brasil), ao nosso rei D. Luís I. Assim nasceu a 13ª Corporação de Bombeiros Voluntários de Portugal, cujos estatutos foram aprovados por alvará de 2 de Maio de 1881, com base nos estatutos da 1ª Corporação de Bombeiros Voluntários de Portugal – os Bombeiros Voluntários de Lisboa, fundada por Guilherme Cossoul. Depois de cedidas a bomba “Flaud”, acima referida e instalações apropriadas, no Palácio da Ajuda, pelo rei D. Luís I, os Bombeiros Voluntários da Ajuda começaram a funcionar. O seu primeiro Comandante foi António Eliziário Muscatt Cordeiro e o primeiro aspirante foi Artur de Moura Muller. Em assembleia-geral, foi nomeado presidente honorário o Infante D. Afonso, facto registo em carta régia de 2 de Maio de 1881, bem como a autorização para uso do titulo de Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda. O primeiro comandante da Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda. Em 1883, os Bombeiros Voluntários da Ajuda mudaram de instalações de novo, tendo passado para a Calçada da Ajuda nº173 – 1º andar, onde começou a pernoitar por dois voluntários. Em 1888, com o desenvolvimento da sua actividade, a Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda passou a ter instalado quatro esquadras, em Lisboa, Casa Pia e no Hospital São José. Em 1890 instalou também uma esquadra em Colares. D. Afonso foi o segundo comandante da Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, em 1889. Com os Anos, muitos foram os voluntários que fizeram serviço nos Bombeiros Voluntários da Ajuda. Alguns, distinguiram-se em termos sociais, como o actor António Silva, que foi mesmo comandante deste Corpo de Bombeiros. Outros, sacrificaram até a própria vida, ao procurarem salvar quem deles precisava, como o Ajudante de Comando José Rodrigues da Silva (morto em serviço a 4 de Abril de 1971). Mas foi com a colaboração de todos que se conseguiu chegar até aos nossos dias. Com um Corpo Activo que conta com cerca de 70 elementos e instalados actualmente na Praça da Alegria, em “edifício próprio”, os Bombeiros Voluntários da Ajuda aspiram a ter um quartel, na sua zona de actuação natural – a Ajuda. Julga-se que tal poderá ser uma realidade no médio prazo, se os apoios adequados surgiram, para bem da cidade de Lisboa.

Rua Sá Nogueira Lisbon

Horário de funcionamento
Estacionamento
A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
Número de telefone
+351210939949
Ligação a
Contas sociais
Palavras-chave
bombeiros

Bombeiros Voluntários da Ajuda Comentários e classificações

Como é que avalia esta empresa?

Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.

Uma página semelhante para a sua empresa? Certifique-se de que todos o encontram a si e à sua oferta. Crie a sua página de empresa dedicada em Yoys - é simples e fácil!
Adicionar a sua empresa