Creche - O Portugal dos Pequeninos II

thumb_up 2851 gostos
rate_review 12 Comentários
favorite 56 favoritos
Rua São Martinho de Anta nº 987
4500-058 Espinho, Portugal
phone
Clique para mostrar o telefone
Pedido de informação

Creche - O Portugal dos Pequeninos II Informações sobre a empresa

Informações gerais

Actualmente temos diversas especialidades clínicas nomeadamente: Clínica geral, pediatria; psicologia, oftalmologia, terapia da fala, nutricionista, otorrino, cardiologia, urologia, ortopedia, ginecologia, podologia e medicina desportiva.

Têm um protocolo para prestação de serviços de saúde oral, através do cheque dentista, para crianças grávidas e idosos. Actua ainda em parceria com prestadores de serviços na área de radiologia: (Raio-X TAC Mamografia, Densitometria, Ecografias, Ortopantomografias, etc).

Existem também protocolos com ópticas, onde os associados podem usufruir de descontos na aquisição de produtos optométricos.

Prestamos serviços na área do Apoio ao Estudo, Explicações, Preparação para Exames, Transporte e Actividades de Férias através do Centro Lúdico - "O Francisquinho". Temos uma Creche - "O Portugal dos Pequeninos II", totalmente construída de raiz e equipada para receber crianças na sua fase pré-escolar, dos 4 meses aos 3 anos. Servimos a população idosa do Conselho, com actividades destinadas à correcta ocupação dos tempos livres através de um Centro de Convívio para Idosos. Estamos actualmente a construir uma Residencial para Idosos, prevista estar concluída em 2017.

Fundação da Associação

A Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar de São Francisco de Assis de Anta, foi fundada a 10 de Setembro no longínquo ano de 1905, em final da Monarquia, por iniciativa de alguns notáveis locais desta Freguesia. Nesse dia, no lugar da Guimbra da Freguesia de S. Martinho de Anta, foi realizada uma reunião com o objectivo de fundar uma Associação de Socorros Mútuos.
No ano de 1911 a associação tinha 2122 associados efectivos espalhados por várias zonas como Anta, Espinho Silvalde, S. Paio de Oleiros, Nogueira da Regedoura, Mozelos, Lourosa, Santa Maria de Lamas, Paços de Brandão, Paramos, Esmoriz, Guetim, e S. Félix da Marinha.

Mais tarde por volta de 1933, o número de Associados era já de 6232 e a zona de sócios alargou-se a mais localidades como Escapães, S. Jorge, Milheirós de Poiares, Pigeiros e Cucujães. Em 1934 foram integradas as zonas de Mosteiro e Ovar e para tal nomearam-se mais cobradores.

Edifício Social

No início do ano de 1924 é discutido numa das reuniões de Direcção, a compra de um terreno para as instalações da Instituição. Em Maio, o terreno com uma área de 360 m2, é adquirido pelo preço de 7.200$00.
Em Junho é apresentada a planta do projecto para a construção, projecto esse elaborado pelo Arqº. José Ferreira Peneda.
Este foi um projecto arrojado para a época. A Associação não tinha o capital disponível para de imediato arrancar com a construção. Vivia-se numa época de epidemia, o que exigia um grande esforço financeiro para a Associação. Em 1924 existiam 5438 associados.
Para o efeito, os sócios passaram a pagar, além das quotas, um suplemento mensal de 50 centavos, para ajudar à construção do empreendimento. Essa cobrança adicional terminou no ano de 1929.

Assistência Médica

No ano de 1935, foram propostos os regulamentos para funcionamento da classe dos socorros médicos e farmacêuticos, na Associação. Só em Agosto de 1938 foram criados os serviços de assistência médica na Associação, a que os sócios podiam aderir mediante uma quota de 50 centavos, quota esta posteriormente aumentada para 2$50 por mês e mais tarde para 3$00.
Como os associados moravam relativamente longe da sede, passaram também a ter postos de atendimento nas áreas de residência e consultas ao domicílio. Chegaram a ser praticadas pequenas cirurgias e protocolos de serviços de radiologia.
Em 1958, foram assinados protocolos de prestação de serviços de oftalmologia com descontos para os associados quer em consultas quer em cirurgias da especialidade.
Em 1971 a Santa Casa de Misericórdia de Espinho informou que gostaria de manter o acordo com a Associação no que diz respeito aos serviços de Radiologia prestada pela Santa Casa.

Em 1982 foi pedido pela junta de Freguesia que a Instituição cedesse um espaço para instalar um posto médico. Contudo, este pedido foi recusado uma vez que já se encontravam a funcionar os serviços administrativos da Associação, bem como a escola primária e os serviços médicos.
Porem em 1983, foram retirados os benefícios médicos porque o número de aderentes já não gerava receitas para poder suportar as despesas correspondentes. Ficou assim a Associação com a modalidade de Subsídio de Funeral que ainda se mantém nos dias de hoje.

Presente e Futuro

De 1983 a 1998, esta Associação Mutualista, limitou-se à concessão de Subsídios de Funeral a sócios e familiares, não dispondo de nenhum outro benefício.
O Edifício Social da Instituição era até esta data, praticamente o mesmo que se concluiu em 1933, e estava ameaçado de derrocada, encontrando-se em condições físicas tão degradadas, que mais parecia tratar-se de uma ruína, o que não estaria nos horizontes daqueles que no seu início pensaram o projecto.

O Renascimento

Em 1998, o Presidente da Direcção, Manuel da Rocha Gomes Pereira, sem o verdadeiramente ter desejado, encontrou-se à frente dos destinos desta casa.
A Direcção, então composta pelo Secretário, Armando de Sousa e Silva, o Tesoureiro Emílio Paulo Oliveira Gomes e os vogais Maria do Rosário Correia Silva e Maria Lucília Gomes dos Santos, levaram a cabo o Programa de Actividades para o triénio onde constava a remodelação do prédio da Instituição.
A Direcção, encontrou uma casa em ruínas, por fora e por dentro, incapaz de fazer mais do que sobreviver.
Diligente e pacientemente, promoveu a reconstrução do edifício sede da Associação, em moldes tais, que já hoje se pode apreciar um belo edifício com a volumetria duas vezes e meia maior do que a que tinha anteriormente.
O novo edifício ficou dotado de amplos salões, gabinetes polivalentes e multifuncionais, que foram ocupados progressivamente à medida que se instauraram os novos benefícios previstos.
Para tal, foi ainda necessária uma remodelação Estatutária e a criação de Regulamento de Benefícios, para enquadramento legal e adaptação da valência já existente e também para a constituição de novas valências.

Rua São Martinho de Anta nº 987 Espinho

Horário de funcionamento
Segunda-feira:
08:30 - 19:00
Terça-feira:
08:30 - 19:00
Quarta-feira:
08:30 - 19:00
Quinta-feira:
08:30 - 19:00
Sexta-feira:
08:30 - 19:00
Sábado:
08:30 - 13:00
Número de telefone
+351227347479
Ligação a
Contas sociais
Palavras-chave
creche

Creche - O Portugal dos Pequeninos II Comentários e classificações

Como é que avalia esta empresa?

Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.

Uma página semelhante para a sua empresa? Certifique-se de que todos o encontram a si e à sua oferta. Crie a sua página de empresa dedicada em Yoys - é simples e fácil!
Adicionar a sua empresa