Monte da Raposinha

thumb_up 4367 gostos
rate_review 82 Comentários
favorite 214 favoritos
Estrada do Couço, S/N
7425 Montargil, Portugal
phone
Clique para mostrar o telefone
Pedido de informação

Monte da Raposinha Informações sobre a empresa

Informações gerais

O Monte da Raposinha situa-se em Montargil, no norte Alentejano, a cerca de 800m a jusante do leito da famosa Barragem de Montargil, ex-libris da Terra e da região envolvente.
À propriedade, que está na Família desde finais do século XVIII, foi dado o nome “Raposinha”, em homenagem a Pedro Sousa, pai da Rosarinho, que muito carinhosamente assim a tratava desde criança.
Ladeado pela ribeira do Sôr e pelos canais de rega da barragem, a fertilidade dos seus terrenos descobriu a realização de novos sonhos, em 2004, com a plantação de uma vinha, inicialmente uma experiência de paixão com apenas 2 hectares, actualmente um projecto mais crescido com 12 hectares de vinha própria.
O Monte da Raposinha tornou-se, assim, para além do espaço de lazer e de férias do casal, Rosarinho e Nuno Ataíde, e de seus filhos, Sofia, João Nuno e Madalena, um verdadeiro desafio de viticultura e produção de vinho.

A primeira colheita ocorreu em 2007, aí apenas em lagares multifunções com temperaturas controladas, num pequeno armazém na propriedade, já então com todos os cuidados por parte dos produtores e responsáveis técnicos. O sucesso desta primeira produção foi imediato, merecendo a distinção atribuída pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, no XVII concurso “Os Melhores Vinhos do Alentejo”, com a “Talha de Bronze”, vinho este que, depois de 14 meses de estágio em barrica, veio a ser engarrafado em Fevereiro de 2009 como Athayde Grande Escolha, hoje uma das principais marcas do Monte da Raposinha.
Nos anos seguintes diversos foram os prémios recebidos pelo Monte da Raposinha, nacional e internacionalmente, desde o Concurso Mundial de Bruxelas, ao IWSC, IWC, HKIWC e outros.
Paralelamente ao sucesso e aumento da vinha, cresceu também o espaço de Adega, tendo sido, em 2008, edificada uma nova estrutura com maior capacidade de produção, onde todo o processo é rigorosamente controlado técnica e higienicamente, sendo o estágio em barrica feito na adega inicial, sob temperatura controlada.
Toda a capacidade de produção, tanto de fermentação como de estágio, se viu aumentada, tendo sido produzidas 60.000 garrafas em 2008, em 2009 quase 100.000, fixando-se a produção total do Monte da Raposinha, desde 2010, entre as 100.000 e as 120.000 garrafas por ano. Quantidade que, para já, se afigura a ideal para os produtores, garantindo a qualidade desejada, graças ao controle criterioso de toda a produção, desde a vindima ao engarrafamento.
Em 2011, foi o Monte da Raposinha galardoado com o Prémio “Produtor Revelação do Ano 2010”, atribuído pela Revista de Vinhos (publicação líder de opinião em Portugal).
Sendo este um projecto eminentemente familiar, com muito gosto e paixão de todos os elementos da Família, o João Nuno, o filho mais envolvido, que prefere a Agricultura ao Direito de sua formação, iniciou funções em 2012 na direcção comercial, muito dirigido para as áreas do marketing e das vendas, assumindo a área de exportação como a valia mais dominante.
Desde o início de 2013, Susana Esteban, Química de profissão e com mestrado em Viticultura e Enologia, iniciou funções como enóloga consultora no Monte da Raposinha. Susana foi considerada, pela referida Revista de Vinhos, a “Melhor Enóloga em Portugal no ano de 2011”. É este mais um sinal de continuada motivação e empenho na matriz da mais elevada qualidade e do maior rigor na elaboração dos vinhos, que sempre caracterizou o trabalho desenvolvido pela família Ataíde.

Estando a produção situada na casa das 100.000 garrafas por ano, o Monte da Raposinha conta com a produção de diferentes gamas de vinho, cada uma com um carácter diferente.
Como “gama de entrada”, o “NÓS”, cuja produção tem rondado cerca de 15.000 garrafas ano. Como vinho colheita, gama intermédia, o rosto do projecto, o “Monte da Raposinha”, cerca de 7.500 garrafas de vinho branco e 60.000 garrafas de tinto, por ano. Como Reservas, já em patamar mais elevado, surgem as marcas “Athayde Grande Escolha” para o vinho tinto, e “Athayde Reserva Branco” para o vinho branco, vinhos com estágio em barricas de carvalho francês, rondando as 14.000 e as 5.000 garrafas por ano, respectivamente.
Como Topo de Gama, um vinho tinto muito especial, o “Furtiva Lagrima”, resultante da paixão do criador do projecto, Nuno Ataíde, pela alquimia do vinho e da música clássica, recordando Donizetti.

O Monte da Raposinha e os seus produtores pretendem desenvolver e continuar a dar asas a este projecto, passo a passo, tendo sempre bem presente o sentido de distinção e rigor na busca e criação de produtos com características únicas, podendo estes distinguir-se pela sua qualidade a todos os níveis, marcando positivamente todos quantos os provarem.

Estrada do Couço, S/N Montargil

Horário de funcionamento
Estacionamento
A empresa dispõe de um parque de estacionamento.
Número de telefone
+351919860902
Ligação a
Contas sociais
Palavras-chave
loja de bebidas alcoólicas, loja de bebidas não alcoólicas, loja de bebidas

Monte da Raposinha Comentários e classificações

Como é que avalia esta empresa?

Você é o proprietário desta empresa? Se sim, não perca a oportunidade de atualizar o perfil da sua empresa, adicionar produtos, ofertas e uma posição mais elevada nos motores de busca.

Uma página semelhante para a sua empresa? Certifique-se de que todos o encontram a si e à sua oferta. Crie a sua página de empresa dedicada em Yoys - é simples e fácil!
Adicionar a sua empresa